O QUE FAZ DEUS SORRIR?
- Geração Feminina
- 20 de mai. de 2020
- 5 min de leitura
O sorriso de Deus é o objetivo da sua vida. Uma vez que agradar a Deus é o primeiro propósito de sua vida, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso. Felizmente, a Bíblia dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus. Seu nome era Noé.

Na época de Noé, todo o mundo estava moralmente arruinado. Todos viviam para o próprio prazer, e não para o de Deus. Deus não conseguiu achar ninguém sobre a terra interessado em agradá-lo. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz: “Mas Noé dava alegria ao Senhor” (Gn 6.8). Deus disse: “Esse sujeito me agrada. Ele me faz sorrir. Vou começar tudo de novo com a família dele”. Porque Noé agradou a Deus, você e eu estamos vivos hoje. Observando a vida dele, aprendemos atos de adoração que fazem Deus sorrir.
DEUS SORRI QUANDO O AMAMOS ACIMA DE QUALQUER COISA
Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava! Deus o ama profundamente e deseja que você também o ame. Ele anseia que você o conheça e que use seu tempo para ficar ao lado dele. Esse é o motivo pelo qual devemos aprender a amar a Deus e ser amados por ele. Deveria ser o maior objetivo de sua vida; nada se compara em importância. Jesus o chamou de o maior mandamento. Ele disse: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento” (Mt 22.37,38).
DEUS SORRI QUANDO CONFIAMOS NELE COMPLETAMENTE
A razão pela qual Noé agradou a Deus foi o fato de ele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido. A Bíblia diz: “Pela fé, Noé construiu uma embarcação em terra seca. Ele foi alertado a respeito de algo que não podia ver e agiu com base no que lhe fora dito. Por conseguinte, Noé se tornou amigo íntimo de Deus” (Hb 11.7). Em quais áreas de sua vida você precisa confiar em Deus completamente? Confiar é um ato de adoração.
DEUS SORRI QUANDO LHE OBEDECEMOS INCONDICIONALMENTE
Salvar a população animal do mundo inteiro de uma inundação exigiu enorme cuidado com a logística e com os detalhes. Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. Deus não disse: “Construa qualquer barco velho que lhe agradar, Noé”. Ele deu instruções detalhadas quanto ao tamanho, forma e materiais utilizados na arca, bem como a respeito da quantidade dos diferentes animais a ser trazidos a bordo. A Bíblia nos conta sobre a reação de Noé: “Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado”. Repare que Noé obedeceu completamente (nenhuma instrução foi deixada de lado) e exatamente (do modo e no tempo que Deus determinou). Isso é devoção. Não admira que Deus tenha sorrido para Noé. Se Deus lhe solicitasse a construção de um barco gigante, você não acha que teria algumas dúvidas, objeções e restrições? Noé não teve. Ele obedeceu a Deus incondicionalmente. Isso significa fazer qualquer coisa que Deus lhe pedir, sem duvidar nem hesitar. Você não embroma e diz “Vou orar a este respeito”; você faz sem demora. Todo pai sabe que obediência atrasada é na verdade desobediência. Deus não lhe deve explicação ou motivo para tudo que ele lhe manda fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. Obediência imediata lhe ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas. Na verdade, você jamais compreenderá algumas ordens sem que as tenha obedecido primeiro. A obediência libera a compreensão. Frequentemente tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial. Queremos escolher as ordens a que obedecemos. Fazemos uma lista das ordens de que gostamos e lhes obedecemos, enquanto deixamos de lado as que acreditamos ser absurdas, difíceis, custosas ou impopulares. “Vou à igreja, mas não vou dar o dízimo. Vou ler a Bíblia, mas não perdoarei à pessoa que me magoou. ” Todavia, obedecer parcialmente é desobedecer.
DEUS SORRI QUANDO O LOUVAMOS E DAMOS GRAÇAS CONTINUAMENTE
Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dele nossa adoração e gratidão. A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com um coração cheio de louvor e ação de graças. A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao Dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecendo-lhe um sacrifício. A Bíblia diz: “Depois Noé construiu um altar dedicado ao SENHOR e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar” (Gênesis 8.20; NVI). Por causa do sacrifício de Jesus, não oferecemos mais sacrifícios de animais, como fez Noé. Em vez disso, foi-nos dito que oferecêssemos a Deus um sacrifício de louvor e um sacrifício de gratidão. Nós louvamos a Deus por quem ele é e agradecemos a ele pelo que tem feito. Davi disse: Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças; isso agradará o SENHOR.
DEUS SORRI QUANDO USAMOS NOSSAS HABILIDADES
Após o Dilúvio, Deus deu a Noé estas simples orientações: Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra. [...] tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas (Gênesis 9.1,3; NVI).
Você deve ter a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades “espirituais” — tais como ler a Bíblia, assistindo aos cultos na igreja, orando ou divulgando sua fé. E você deve pensar que Deus é indiferente às outras áreas de sua vida. Na verdade, Deus gosta de atentar para cada detalhe de sua vida, esteja você trabalhando, brincando, descansando ou comendo. Ele não perde um único movimento que você faça.
Deus procura pessoas como Noé no século XXI, pessoas dispostas a viver para o prazer de Deus. A Bíblia diz: Lá do céu o Senhor olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus planos, procurando alguém que deseje comunhão com Ele (Salmos 14.2; BV). Você tomará providências para que o ato de ser agradável a Deus se torne o objetivo de sua vida? Não há nada que Deus não faça pela pessoa totalmente concentrada neste objetivo.
Uma pergunta para meditar: Considerando que Deus sabe o que é melhor para mim, em quais áreas de minha vida preciso confiar mais nele?
Devocional Extraído do Livro Uma Vida com Propósitos de Rick Warren
Carol S. Lohmann, Foz do Iguaçu -PR
Comments